Rede Corporativa
São Vicente / SP , 14 de março de 2025.
Quanto mais pessoas divulgarem, outras salvarem e também divulgarem, mais as imagens e acontecimentos históricos serão preservados. Aqui, minha contribuição e das fontes colaboradoras para que isso aconteça. – Jorge S. Filho
0
1
2
3
4
5
6
7
01/08/2022
Variedades
SANTOS, CIDADE CRIATIVA
SANTOS, CIDADE CRIATIVA.

 
Sem dúvida é, mas, quando, na falta de ideia do que criar, cria problemas severos no trânsito, ou seja, na mobilidade urbana.
A narrativa a seguir é de é de pessoa nascida em Santos no elevador da Beneficência Portuguesa, em 19 de outubro de 1947. que transita de São Vicente à Vila Mathias, Santos, via morro da Nova Cintra e vice-versa desde 2007, às 7 da manhã na ida e retorno no final da tarde.
Na Rangel Pestana, da esquerda para a direita temos faixas de trânsito de 1 a 4. Na Waldemar Leão, nesse cruzamento, foi feita modificação no canteiro central de forma que só permite a passagem das faixas 1 da Rangel para quem vai virar à esquerda sentido Santa Casa; e 2, para quem vai seguir rumo ao bairro do Jabaquara. Pois bem, os ônibus que vão virar no sentido Santa Casa que teriam que estar somente na faixa 1, ocupam a faixa 1 e metade da 2.
Do ponto do ônibus ao cruzamento, devido ao trânsito, os ônibus não têm espaço para manterem-se apenas na faixa 1
Com isso, a fila de carros na faixa 2 para seguir pela Rangel, justamente a sempre mais comprida, o pessoal que não quer perder tempo, vai então pela faixa 3  e, no cruzamento com a Waldemar Leão dão aquela “fechadinha básica” nos que estão regulares na faixa 2 devido a faixa 3 estar interrompida com canteiro central aumentado.
Às vezes nem é possível virar ou seguir devido veículos estarem fechando a passagem por conta da fila no semáforo fechado na Waldemar Leão com Francisco Manoel .
 
Recapitulando :

1 – Os ônibus ocupam as faixas 1 e 2 da esquerda e não tem mais a 3 para quem segue;
2 – Os ônibus ou carros que vão virar à esquerda na Waldemar Leão, nem sempre conseguem devido ao acumulo de carros parados nesta via se o semáforo na esquina com a Francisco Manoel estiver fechado, então, a faixa 2 que seria para seguir por estar truncada, ninguém consegue.
3 – carros tentam seguir pela faixa 3  em direção ao Jabaquara e, como foi seccionada com o aumento da ilha demonstrado com X, na esquina  jogam para a faixa 2 à esquerda fechando os carros que nesta estão.












 
Outra questão é no bairro Caneleira que se deu também na gestão de Paulo Alexandre Barbosa e o continuísta Rogério Santos quando secretário, este, quando em campanha para prefeito, até fez palanque eleitoral nesse trecho . Não se pode negar,  ficou muito bonito, mas, ORDINÁRIO em razão dos  problemas causados no trânsito. Obras onde se gastam rios de dinheiro para os problemas serem resolvidos, em vez diso, pioram. Quem vai do morro sentido esquerda do canal, não têm opção de fuga, fica refém até a rotatória.
Abaixo comparação do trajeto que ANTES era um paraíso comparado como trajeto de AGORA com a reforma, que gerou um inferno constante no trânsito .



Olhando para a frente em mais outro dia.
A fila bem distante da rotatória e dá-lhe queima de gasolina à toa.

Todos, mesmo os que vão seguir, querem ficar na esquerda impedindo que quem vai convergir à esquerda, não possa; não é bom nem para motos e, “viva a camada de ozônio.”
 
Olhando para trás
Dá-lhe queima de gasolina e diesel à toa.





Antes da reforma do trecho da Caneleira,  ir de Santos à divisa interna pelo morro pelos usuários da zona noroeste, de São Vicente e Praia Grande, era muito rápido.
Imagina-se que a turma de “engenheiros” que elaboraram esse absurdo gostem de potencializar proprietários de postos de gasolina porque, o que se queima de combustíveis por conta dessa “obra” é algo totalmente irresponsável. 
 
Ainda,
na reforma da Caneleira, parabéns por terem feito um recuo para o ônibus na Av. Dr. Rosário Baptista Conte conforme abaixo de modo que o coletivo não interrompa o fluxo de trânsito:



Entretanto, não o fizeram na Praça Alberto Moreira, ou seja, sem o recuo, ônibus no ponto, semáforo no verde, quem quiser aproveitar o sinal aberto só invadindo a pista da esquerda onde a via tem faixa dupla . Viva a “engenharia” da cidade criativa.
As eventuais crianças do parque do local não seriam prejudicadas; em 15 anos, eu, quem narra, vi duas brincando ali, em uma mesma oportunidade, uma única vez.


 
Como é:
 
 
Outros exemplos:
A curva à esquerda no final da descida do morro e, à frente, em uma entrada de um estacionamento de carretas na Av.Dr. Rosário Baptista Conte. Em 15 anos transitando ali, perdi a conta de quantas vezes esses dois locais foram remendados. Talvez, para não terem soluções definitivas, imagino, que o setor de Obras da Prefeitura de Santos precisa ter constantemente umas “obrinhas” para gastar as verbas previstas no orçamento para o setor e trabalhinho para terceirizados.  Então, se o mundo durar mais 100 anos, o Setor de Obras da Prefeitura de Santos estará nesse tempo, remendando esses dois locais.







Temos aqui principalmente 3 problemas cujas soluções em dois são bem fáceis.
Permitir novamente a conversão à esquerda para a Av.Dr. Rosário Baptista Conte na ponte em frente ao Jabaquara A.C. e desobstrução da ilha na Av. Waldemar Leão permitindo que quem esteja na 3ª faixa possa seguir em direção ao bairro do Jabaquara.
O terceiro, recuo para a parada de ônibus na Praça Albertino Moreira com um pouco de investimento, custo benefício grande para os usuários.
 
 
 
Jorge S. Filho



































































































































 


Atalhos da página

FONTES COLABORADORAS

Rede Corporativa e-Solution Backsite