A mobilidade em São Vicente anda ruim mas, tem remédio, se quiserem.
Desde os tempos de Ulisses Garavatti (acessível a sugestões) como secretário de trânsito, administração do Prefeito Tércio Garcia, nada acontece de revolucionário para melhoria desse quesito na área insular de São Vicente, que está de mal a pior, sem contar as buraqueiras e afundamentos em praticamente todas as ruas pavimentadas com bloquetes sextavados.
À época da implantação do VLT, proximidade das eleições de 2014, correria com as obras para saírem bem nas fotos das propagandas eleitoreiras, Geraldo Alckmin e seus secretários não se incomodaram com a mobilidade dos veículos automotores, pois não moram aqui; só com a implantação do VLT e, no final da obra, deu no que deu, isolamento do bairro Vila Valença, dificuldade de acesso ao Jardim Independência e até ao trânsito entre a Linha Amarela e a Av. Presidente Wilson prejudicado no estágio atual visto que temos três ruas no mesmo sentido de direção para a Linha Amarela, sendo estas a Mem de Sá, Floriano Peixoto e Gonçalo Monteiro. Projetos que, nas suas implementações não funcionem direito, estraguem ou piorem outros, não satisfazem. Há uma metodologia que, embora antiga ainda não chegou a São Vicente que é a onda verde nos semáforos
Em 2013, já preocupava o resultado das obras conforme publicação na coluna Tribuna do Leitor.
Então, são mostrados abaixo, os estados originais dos trechos e sugestões para melhoria da mobilidade bem como outros locais que, modificados facilitariam significativamente o fluxo de veículos.
O isolamento da Vila Valença se deu conforme imagens a seguir onde também é mostrada uma alternativa corretiva. A prioridade deve ser sempre do VLT e, com a aproximação deste aos cruzamentos, sinal verde para este e, após sua passagem, reinício do fluxo semafórico.
LINHA AMARELA x LINHA VERMELHA
Abaixo, alteração sugerida sem atrapalhar a vida do VLT pois continuaria com os mesmos três tempos semafóricos. Note-se que, a área de estacionamento na linha amarela sentido centro > praia, passa a servir de faixa adicional para quem vai virar à esquerda. Note-se também que, esta forma, permite um fluxo direto desde a Av. Monteiro Lobato até a Av. Antonio Rodrigues conforme abaixo.
FLORIANO PEIXOTO X PRESIDENTE WILSON
Alteração sugerida: Enfatizando, desta forma, há um fluxo direto desde a Av. Monteiro Lobato até a Av. Antonio Rodrigues.
ROTATÓRIA DO CARREFOUR Sugestão de um fluxo semafórico de 4 etapas com tempo menor sentido centro à Av . Prefeito José Monteiro oriundo da Linha Amarela; recuo do contorno na rotatória para quem vai da praia ao centro.
NO POSTO MONUMENTO
Forma-se um gargalo pela diminuição de uma faixa em virtude desta 3ª faixa servir de estacionamento para motos em frente ao posto. Pode até ser sugerido (não obrigatório) que a faixa 1 seja para quem se destine à Av. Presidente Wilson sentido praia; a 2, para quem se dirige à Praça Coronel Lopes e, a 3, para quem se dirige à Rua Benjamim Constant.
REMÉDIO - Estacionamento de motos passando para a Praça em frente, pouco utilizada por pedestres, sem prejuízo ao comércio local.
CRUZAMENTO DA AV. BENJAMIN CONSTANT x RUA XV DE NOVEMBRO
Aqui, costumaz congestionamento na Benjamin Constant pelo fato do semáforo estar fechado para esta na esquina com a Rua XV, enquanto o sinal está aberto para ninguém nesta. Até em dias sem movimento, esperas à toa por quem está na Benjamin Constant - As três últimas fotos do cruzamento foram tiradas em domingos diferentes e a primeira, em dia útil. Remédio
Rua Américo Brasiliense esquina com Linha Amarela. Aqui, nos horários de pico ou dias de chuva, ninguém entra nem com o semáforo no vermelho, só na marra. O morador da própria rua pode demorar 10 minutos ou mais para chegar em casa em uma via de apenas 101 metros. "Em compensação", o semáforo é verde por minguados 14 segundos para a rua e 2 minutos para a Linha Amarela. O paliativo enquanto não se aumenta a quantidade de passagens de nível seria semáforo com botoeira só para a travessia de pedestres . Este problema é decorrente das poucas passagens de nível não permitindo que o volume de trânsito que cruza a linha amarela e do VLT seja dividido em mais passagens. "Consolo": permanecendo a forma atual, a tendência é de só piorar dia a dia.
Aqui, salve-se quem puder no horário de saída da escola.
Briga de foice aqui, às 7 da manhã só aliviando nos períodos de férias escolares.
NOTA: As observações acima são apenas dos locais onde o autor da matéria (JSF), transita regularmente e sente o drama. Logicamente existem outros gargalos em São Vicente.
Criação de área carroçável para embarque e desembarque de pessoas por veículos automotores nas estações do VLT. Atualmente não há área para isso .
Estação N.S. das Graças do VLT Imagem acima sem área para embarque e desembarque. Imagem abaixo, com área para embarque e desembarque.
Estação Emmerick do VLT Imagem acima sem área para embarque e desembarque. Imagem abaixo, com área para embarque e desembarque.