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São Vicente / SP , 14 de março de 2025.
Quanto mais pessoas divulgarem, outras salvarem e também divulgarem, mais as imagens e acontecimentos históricos serão preservados. Aqui, minha contribuição e das fontes colaboradoras para que isso aconteça. – Jorge S. Filho
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31/01/2017
História de São Vicente
FONTE DO POVOADO
São dessa primeira fase vicentina, a partir de 1515/1520, as primeiras notícias das águas da Fonte de São Vicente ou do Povoado, que viria a ser a atual Biquinha de Anchieta.
O morro de Tumiaru, junto à praia Mahuá, possuía duas nascentes de águas potáveis, capazes de servir ao grupo social daquele tempo, ao conjunto do povoado do Bacharel Mestre Cosme, em suas necessidades.
Uma das fontes era aquela, indicada como a Fonte do Povoado; a outra, considerada uma cachoeirinha, era a do centro, ou “do Campo”, origem do “Rio Sapateiro”, cujo nome correto é “Sapeiro”.
A única realmente famosa seria apesar de menor do que a segunda, a Fonte do Povoado, por suas características físicas, beleza do ambiente e superioridade de suas águas, que despejam no riozinho fronteiro, a cem metros da praia (“Atual Praça 22 de Janeiro"). O lugar foi, mais tarde, aproveitado pelos jesuítas para suas preleções ao ar livre.
QUATRO SÉCULOS DE TRADIÇÃO
Em 1531 teria fim o primeiro estágio econômico-social de São Vicente. Aproximava-se o futuro donatário, Martim Afonso de Sousa, com seus soldados, nobres e colonos em número elevado.
Naturalmente que Mestre Cosme Fernandes teve de retirar-se, com sua gente, para o lugar de degredo, deixando ali Antonio Rodrigues, seu antigo companheiro de tráfico.
Consta que Antonio Rodrigues foi o primeiro morador das abas ocidentais do morro Tumiaru, muito perto da Fonte do Povoado, lugar pitoresco, onde durante quase um século, viveria em nossa época, o famoso pescador João do Morro.
Na nova organização dada por Martim Afonso de Sousa, a Fonte do Povoado continuou como era, até que a vinda dos Jesuítas lhe daria uma nova dignidade social.
De fato, a Leonardo Nunes, o grande catequista, caberia criar uma primeira bica de serventia pública na fonte tradicional. Mas o jesuíta morreu em 1554, em naufrágio, e a frequência do lugar por Anchieta começaria a partir de 1555, quando se hospedou no Colégio de São Vicente.
São vários os depoimentos pessoais de antigos povoadores sobre a presença do padre e seus primeiros milagres. Consta mesmo que os batismos vicentinos, realizados na capela do Colégio, eram feitos com a água da Bica da Fonte da Vila.
Depois de ser sagrado padre, em 1566, na Bahia, Anchieta veio para a Capitania de São Vicente, sendo nomeado diretor do Colégio vicentino. E quando se celebriza a Bica da Fonte da Vila ("antiga do Povoado”), porque Anchieta dá preferência para suas meditações ao ambiente paradisíaco criado em torno dela pela natureza.
Ali perto da bica, ele também montava suas peças teatrais, seus famosos “autos”, hoje tidos como o nascimento do teatro no Brasil.

MILAGRE NA FONTE

É nesse ambiente que se verifica o milagre descrito pelo historiador Padre Hélio Abranches Viotti.
Representava-se com grande concorrência, um dos “autos” de Anchieta, quando começou a se armar uma tempestade, e aí, ante o medo dos presentes, Anchieta acomodou a todos dizendo que nada temessem que pudessem ficar tranquilos porque a chuva e os elementos não os molestariam enquanto não terminasse o espetáculo.
E então, diante do espanto geral, houve como uma ordem no espaço.
Sustou-se o temporal e só depois que o lugar da representação ficou vazio, voltaram a chuva e o vento.
Durante alguns anos exerceu-se junto à Bica da Fonte da Vila, o apostolado vicentino de José de Anchieta, atingindo os litorais vizinhos. E é desses anos e da sua frequência ao lugar que surgiu a denominação popular de “Biquinha de Anchieta”.
Consta mesmo que antes da criação do Colégio de Santos – o futuro “Colégio de São Miguel” -, em 1585, Anchieta construiu o primeiro monumento rústico da Biquinha, que atravessou séculos e só foi substituído no final século XX.

Fonte: Boletim IHGSV


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