Sugestões às Prefeituras de São Vicente e Santos em 1997 e, na Internet, na versão anterior do site São Vicente Alternativa, entre 2004 e 2013.
As sugestões abaixo foram elaboradas após minha estada na cidade do Rio de Janeiro entre outubro de 1996 e janeiro de 1997 cujos originais físicos foram colocados na caixa postal da residência do Prefeito Márcio França na Rua João Ramalho e uma cópia em preto e branco entregue na Rádio Cultura à atenção do Prefeito Beto Mansur em julho de 1997.
Não posso afirmar que, implementos acontecidos após julho de 1997, tenham sido decorrente destas sugestões mas, posso afirmar que, muitos dos implementos, não existiam antes destas sugestões, que foram elaboradas de forma rudimentar, escritas manualmente, com colagem de fotos pois, na época faltava ao autor aqui (Jorge) o conhecimento da edição de imagens por computador, diferentemente da atualidade.
Sugestões de julho de 1997
Sugestões de julho de 1997
Note-se que os quiosques instalados na gestão do Prefeito Márcio França tinham as características acima.
A praia do Itararé precisa ser povoada e movimentada a maior parte do dia, então, em vez de jardins, deveriam existir quadras de volei, basquete, futebol de salão, etc., assim teria gente nela, diariamente em todos horários.
Refletores no gonzaguinha para futebol noturno foram instalados na gestão do Prefeito Márcio França.
Na divisa da paia entre Santos e São Vicente, na gestão do Prefeito Márcio França, chegou a existir placa explicativa conforme exemplo acima.
Ainda, na gestão do Prefeito Márcio França outros tipos de flutuantes chegaram a ser instalados na baia de São Vicente antes da Ponte Pênsil mas duraram pouco tempo, levados pela maré. Talvez se, instalados após a Ponte Pênsil tivessem vingado.
Note-se abaixo que o deck do pescador em muito se parece com este abaixo, à direita, que é o do mirante da Av. Niemeyer no Rio.
Outro:
Embora agora seja, enfeite praticamente obrigatório, antes de 1997 os troncos de árvores não eram decorados com micro lâmpadas conforme mostrado abaixo também.
Antes de 1997 não existiam concursos de iluminação de Natal em Santos ou São Vicente. Foram implementados pelos prefeitos mas só aconteceram por 2 anos. A situação econômica geral, pesou.
Embora, agora seja "carne de vaca", também, antes de 1997 não existiam na região, fogos de artifício nas viradas dos anos.
Durou pouco, mas chegamos a ter em São Vicente concursos de patins, mas com rampas no Irtararé e temporários. O ideal é que São Vicente tivesse campeonato de corrida de patins durante o ano inteiro, que poderia ser na Av. Antonio Rodrigues. Seria algo diferente, que serviria para movimentar a cidade em vários sentidos em cada etapa que poderia ser trimestral.
Outro feito que aconteceu foi nas peruas de lotação. Antes de 1997 nada constava nelas.

CONTINUANDO SUGESTÕES QUE CONSTARAM NA INTERNET ENTRE 2004 A 2013 NA PRIMEIRA VERSÃO DO SITE SÃO VICENTE ALTERNATIVA.
Note-se que:
Na maioria, quem de carro, moto, etc. pela praia entra na Av. Presidente Wilson sentido centro, vai com certeza, reto ou para a esquerda (Praia Grande). Na maioria, quem entra na Av. Presidente Wilson no centro, sentido praia, vai com certeza reto sentido Santos ou à esquerda, aos bairros.
Quem eventualmente necessite ir para a direita, já pegaria Rua João Ramalho e Av. Antonio Rodrigues e no sentido inverso, a Linha Amarela.
Então, as vidas de todos poderia ser facilitada com as inversões de mãos de direção; questão de experimentar.
Exemplo de um portal na divisa de São Vicente e Santos, pela praia.
Teria que ser em dimensão suficiente para não se tornar um gargalo como aconteceu em Praia Grande.
Abaixo, mais sugestões que constaram na 1ª versão do Site São Vicente Alternativa, que estiveram na internet entre 2004 e 2013
A 1ª pessoa a sugerir uma ciclovia do Itararé até a Área Continental foi o Sr. Renato Nogueira, morador do Itararé em São Vicente, na coluna Tribuna do Leitor em novembro de 1979 (quase 40 anos), cuja idéia foi aprovada pelos políticos da época.
Em 2017 ainda não dispomos desse equipamento na sua totalidade.
O que foi construído de ciclovias em São Vicente foi meio que por heroísmo do Sr. Ulisses Garavatti quando secretário dos Transportes e Vias da PMSV. na gestão do Prefeito Tércio, senão, nada teríamos.
Abaixo, projeto cicloviário para São Vicente elaborado em atendimento ao pedido do Sr. Jessé Teixeira Félix, Presidente da Associação dos Ciclistas da Baixada. Espera-se que aconteça.
" SE,
PARA CONSTRUÇÃO DE CICLOVIA
FOR FEITA AUDIÊNCIA PÚBLICA,
CICLOVIA,
JAMAIS SERÁ PERMITIDA "
Ciclovia, na medida do possível, deve ser reta, nada de "curvinhas". Ciclista não gosta de curvinhas, gosta de chegar logo ao ponto. Ciclovia com curvinhas não dá Ibope, tal qual aconteceu na 1ª que foi construída na Av. Afonso Pena em Santos, ficou às moscas. Curvinha faz com que o ciclista corte caminho pela rua.